28º ENESE – Tempo de despertar: o Espiritismo e a Transição Planetária

26/04/2024

Será realizado nos próximos dias 10 e 11 de setembro de 2022, o  28º Encontro de Estudos Espíritas (ENESE) . Promovido pelo Instituto de Cultura Espírita do Ceará, instituição que existe há 26 anos em Fortaleza, o evento já é tradicional no estado, sendo um dos mais antigos eventos que reúnem o público espírita no Ceará. Depois de 2 anos sem realizar congressos presenciais por conta da pandemia, o ICE-CE volta com sua agenda.

Este ano, o ENESE aborda o tema “Tempo de despertar: o Espiritismo e a Transição Planetária”. As inscrições são abertas a qualquer pessoa interessada, espírita ou não, e estão disponíveis no site Eventbrite.

Com temas como “As Desencarnações Coletivas e a Transição Planetária: o que aprendemos?” e “A Transição Planetária e o papel das religiões na construção de um mundo regenerado, o Encontro contará ainda com apresentações artísticas e os painéis “Transformação da Terra ao longo dos tempos” e “Construindo um mundo de regeneração”. O local deste ano será o auditório principal da Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles). No sábado, o evento será de 13h30 às 20h50 e no domingo de 8h20 às 12h30.

Durante a programação, também haverá o lançamento do livro “Pérolas de Vianna de Carvalho”, mais recente publicação do historiador e presidente da Federação Espírita do Ceará, Luciano Klein. Patrono do ICE, Manuel Vianna de Carvalho foi cearense de Icó e se destacou como um orador na divulgação da Doutrina Espírita no Ceará.

Saiba mais sobre os palestrantres convidados para esta edição:

Allan Denizard – Palestrante espírita, Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Especialização em Medicina de Família e Comunidade. Especialização em medicina homeopática. Médico articulador do Telessaúde da Secretaria de Saúde do Ceará (SESA-CE).

Eulália Bueno – Nascida em Portugal, veio para o Brasil em 1960. Em Santos (SP), no ano de 1994, fundou o Lar Espírita Caminho do Cristo, no qual é trabalhadora até hoje. Palestrante espírita conhecida em todo Brasil, é autora de 9 livros, sendo o mais recente “Ecos do Passado”.

Luciano Klein – Presidente da Federação Espírita do Ceará e do Memorial Bezerra de Menezes (MEBEM), bacharel em Administração de empresas e licenciado em História, conferencista, pesquisador, escritor, sendo sua obra mais recente “Bezerra de Menezes – O homem, seu tempo e sua missão” – a mais completa biografia do médico dos pobres, lançada em 2022. Sua obra mais recente é “Pérolas de Vianna de Carvalho”, que será lançado no ENESE.

Severino Celestino – Estudioso de línguas antigas e profundo analista da Bíblia, é graduado em Odontologia, com especialização em Periodontia, mestrado em Clínicas Odontológicas pela Universidade de São Paulo e doutorado em Odontologia Preventiva e Social pela Fundação de Ensino Superior de Pernambuco. Espírita há 43 anos, é presidente do Núcleo de Estudos Espiritas Bom Samaritano e pós-doutor em ciências da religião pela PUC de Goiás em Goiânia. Estudou toda a obra de Kardec e pesquisadores contemporâneos, relacionando o Espiritismo com a Bíblia, com respeito e conhecimento. É Professor de Ensino Superior na Universidade Federal da Paraíba. Ex-seminarista, é pesquisador do hebraico e das religiões, principalmente o judaísmo, base de todas as religiões cristãs. Sempre estudou a essência e conteúdo divinos da Bíblia em sua língua original, o hebraico.

28º ENESE – Encontro de Estudos Espíritas

10 e 11 de setembro de 2022

Local: Auditório principal da Escola de Saúde Pública do Ceará (Avenida Antônio Justa, 3161, Meireles)

Ingressos: www.eventbrite.com.br/e/28o-enese-tickets-400278853827

Informações: ice.ceara@gmail.com

Programação: