Agenda (27.09 a 02.10) e Semana Kardeciana no Instituto de Cultura Espírita do Ceará

23/04/2024

Instituto de Cultura Espírita do Ceará, casa espírita com 26 anos de história, tem uma agenda de reuniões semanais abertas ao público. O centro espírita funciona às terças-feiras, quartas-feiras, sábados e domingos.

Nesta terça-feira a programação é diferente. A casa dá uma pausa no estudo de O Livro dos Espíritos, já que as últimas terças-feiras de cada mês são dedicadas ao estudo de A Gênese, outra obra básica da codificação espírita. Nesta obra, Allan Kardec aborda diversas questões de ordem filosófica e científica, como as da criação do Universo, a formação dos mundos, o surgimento do Espírito, segundo o paradigma espírita de compreensão da realidade. Allan Kardec procura estudar os milagres como fenômenos naturais cujos mecanismos de funcionamento são atualmente desconhecidos pela Ciência. Descreve os feitos extraordinários de Jesus Cristo, explicando o que teria realmente acontecido. Também mostra o processo espiritual e físico da criação da Terra, dos astros e planetas que compõem o Universo, segundo a visão científica. O estudo em grupo ocorre presencial ou online sempre às 19h30 (Youtube Facebook).

Às quartas-feiras, também às 19h30, o ICE oferece sua Evangelhoterapia. Quem está em tratamento espiritual pode acompanhar uma palestra de 30 minutos sobre o Evangelho Segundo o Espiritismo, obra da Codificação que traz mensagens do Evangelho de Jesus comentadas pelos Espíritos superiores. Nesta quarta, 28, o tema será a O Dever, com a palestrante Socorro Fernandes. Também há neste dia o atendimento fraterno, uma escuta fraterna para quem tem dúvidas ou precisa de orientações espirituais. O serviço começa às 18h e o atendimento é por ordem de chegada.

Nos sábados, o ICE se dedica às aulas da Educação Espírita Infanto-Juvenil. Entre 9h e 10h, as crianças de 3 a 11 anos participam das aulas de Espiritismo. Já entre 15h e 16h, o foco é nos jovens de 12 a 25 anos.

Já neste domingo, a partir das 18h, o Instituto dá uma pausa no Curso Sobre Mediunidade para dar início à sua Semana Kardeciana. A 25° Semana Kardeciana é uma tradicional homenagem ao nascimento do codificador do Espiritismo, Allan Kardec. O codficador do Espiritismo nasceu em 3 de outubro de 1804, de modo que este ano comemora-se seus 218 anos. Hippolyte Léon Denizard Rivail foi educador, escritor e tradutor francês. Sob o pseudônimo de Allan Kardec, ele ficou conhecido como o codificador e o fundador do Espiritismo. Ele nasceu em Lyon, França, no seio de uma antiga família de magistrados e advogados. A Semana Kardeciana será composta por três palestras nos dias 02, 04 e 05 de outubro. O encerramento será no dia 08 de outubro de 2022, com a Mostra de Arte Espírita no ICE-CE (MOSTR’ARTE no ICE), que ocorre em sua sede, a partir das 16h30. Toda a programação é gratuita!