“Depressão: Doença da Alma” – dica de leitura e vídeo

26/04/2024

por Ariane Cajazeiras

Divido com vocês trecho de uma palestra feita em 23 de setembro de 2017, mas continua muito atual. Meu pai (que partiu em 2020 e o qual tenho saudade diária), Francisco Cajazeiras, ministrou palestra sobre “Depressão, Doença da Alma“, no Centro Espírita Lar de Clara. Na verdade essa palestra foi ministrada em todo o Brasil por anos e anos! É que o tema é título de uma das obras dele, que era médico, palestrante espírita, estudioso, escritor, professor universitário. Esse foi um dos livros dele que mais teve sucesso, pois a doença é um dos grandes males do século. E o tema está ainda mais atual nesse período pós-pandemia, infelizmente.

depressão é um transtorno mental frequente. Em todo o mundo, estima a Organização Pan-Americana de Saúde, que mais de 300 milhões de pessoas, de todas as idades, inclusive crianças, sofram com esse transtorno. A depressão é ainda a principal causa de incapacidade em todo o mundo e contribui de forma importante para a carga global de doenças. Mulheres são mais afetadas que homens. No pior dos casos, a depressão pode levar ao suicídio. Importante falar sobre o assunto, principalmente neste período em que se fala tanto de saúde mental, o chamado Setembro Amarelo.

Para quem se interessar, o livro “Depressão Doença da Alma” está disponível nas livrarias e na editora EME. Resuminho do livro: “O que é a depressão? Como diagnosticar o mal? Quais as perspectivas futuras? Quais as possibilidades terapêuticas? É possível prevenir essa doença? Neste livro, o médico Francisco Cajazeiras procura responder a essas perguntas e esclarecer dúvidas sobre a doença, mergulhando nas suas causas mais profundas – as espirituais -, sem misticismo e sem apelar para o sobrenatural, senão para a lógica e o raciocínio“. Já li, claro, afinal, o livro foi editado em 2007! Mas estou relendo agora e adorando novamente. É claro que sou uma declarada fã do meu pai! Mas fica a dica para quem quiser ler um pouco sobre a doença numa abordagem não só médica, mas também espiritual.

E agora vamos ao trecho da palestra, que está publicado no canal do Instituto de Cultura Espírita do Ceará, o qual eu reproduzo aqui. Você já segue nosso canal? Ative o sino para receber as notficações! Infelizmente são apenas 20 minutinhos! A palestra não foi gravada na íntegra.