Educação Espírita Infanto-Juvenil (EDEIJ)

A Educação Espírita Infanto-Juvenil é aberta a todos os pais e familiares que queiram apresentar o Espiritismo às suas crianças e adolescentes. Temos turmas divididas de acordo com a idade, que vai de 3 a 25 anos. Para as crianças até 12 anos, é necessário apresentar uma cópia simples da certidão de nascimento e realizar a inscrição em nossa recepção.

Para as crianças de 3 a 10 anos, as aulas funcionam aos sábados, de 9h às 10h30. Já para crianças e adolescentes de 11 a 25 anos, as aulas são também aos sábados, mas entre 15h e 16h30. O trabalho é gratuito.

Leia o que nosso presidente, Francisco Cajazeiras, diz sobre esse trabalho:
“O trabalho educacional que realizamos se firma nos conhecimentos exarados pela Doutrina Espírita, tanto no que respeita à sua proposta de conteúdo programático, quanto à pedagogia adotada que vê o educando como Espírito reencarnado, e por isso, um ser espiritual em processo de evolução, com conhecimento próprio e potencialidades e com características pessoais e gerais: na condição de Espírito, apresenta uma individualidade específica, com características próprias de tendências e dificuldades inerentes ao seu estagiamento evolutivo; como ser metassocial, reveste-se de potenciais de pureza e perfeição, a serem desenvolvidos na forma de habilidades e competências, através das provas terrenas.”

Assim sendo, a Pedagogia Espírita trata o educando com um ser com toda a potencialidade e plenas possibilidades de aprendizado, compreendendo-o, por outro lado, como uma personalidade inserida no contexto familiar e social, a partir de objetivos específicos de desenvolvimento anímico cíclico e ascendente. Não se trata, pois, de uma investida catequética de crianças e jovens, mas um projeto de que busca favorecer-lhe o autoconhecimento e um melhor aproveitamento da experiência reencarnatória, em seus vieses intelectual e afetivo, em consonância com a recomendação do Espírito de Verdade: “Espíritas: Amai-vos e Instruí-vos.””

Período letivo 2019.1: 02 de fevereiro a 29 de junho

 

MATRIZ CURRICULAR

Unidade I – Criação Divina

1. O corpo e sua Importância
2. Meio Ambiente
3. Deus
4. Ligação do Homem com Deus
• A prece
• O Centro Espírita e a Educação Infanto-Juvenil

Unidade II – Jesus e sua Doutrina

1. Jesus, Modelo e Guia para a Humanidade
2. Amor ao Próximo
3. Parábolas de Jesus

Unidade III – A Família e as Relações Familiares

1. Organização e Tipos de Família
2. Relações Familiares
a. Relações entre Pais e Filhos
b. Relações entre os Irmãos
c. Direitos e Deveres dos Membros da Família
• Amor e Respeito
• Colaboração
• Liberdade
• Obediência

Unidade IV – A Vida em Sociedade e suas Relações

1. Fraternidade
2. Amizade
3. Boas Maneiras
4. Respeito à Propriedade Alheia
5. Respeito à Crença Alheia

Unidade V – A Doutrina Espírita

1. Allan kardec
2. Reencarnação
3. Comunicabilidade dos Espíritos
4. Pluralidade dos Mundos Habitados
5. Livre-arbítrio e Lei de Causa e Efeito
6. Lei do Progresso
7. A Caridade

Unidade VI – O Movimento Espírita

1. Os Espíritas e as Instituições Espíritas
2. O “Amai-vos e instruí-vos”

Acesso Rápido